
PROJETO COLABORATIVO
PET Computação
DESCRIÇÃO
O PET Computação é um Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que promove atividades acadêmicas voltadas para ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Computação (ICOMP). Em busca de uma identidade visual mais alinhada com seus atuais integrantes, o grupo procurou o PET DESIGN para criar uma nova marca.
FUNÇÃO
Designer gráfico
Ilustradora
ENTREGÁVEIS
Identidade visual
Mascote
Ilustrações
Mockups
CRÉDITOS
Kaylane Golvin, Designer
Haruka Ishii, Designer

01
Briefing
Problema
Quando uma marca não representa mais um grupo
O principal motivo do grupo para a mudança de identidade visual é que não gostavam mais da antiga. Tendo como motivo, o uso de grafos, uma disciplna do curso que apesar de ser um símbolo forte, a maior parte do grupo não gosta.

Identidade Visual
Em meio a um mar de ideias
Com cerca de sete pessoas na sala, todas dando diversas opiniões diferentes para cada pergunta, o briefing se tornou uma sessão de brainstorming que, após uma filtragem, nos ajudou na definição de três mensagens principais a serem transmitidas:
Tecnologia
Sendo um Programa de Educação Tutorial voltado à Ciência da Computação, o tema principal da sua identidade, sem dúvida, seria a tecnologia. As principais referências e ideias sugeridas estavam relacionadas a assuntos, marcas e disciplinas do curso de que mais gostavam.
Regionalidade
Um diferencial que o grupo queria trazer para a nova identidade visual era representar sua origem: a Universidade Federal do Amazonas. A ideia era incluir algum elemento que remetesse à Amazônia — fosse por meio de animais, cores ou vegetação.
Identificação e acolhimento
Esse aspecto foi percebido desde a identificação do problema: a falta de identificação dos alunos com a marca e a seriedade excessiva que ela transmitia. Por isso, um dos nossos objetivos era trazer, para a nova identidade, um tom mais amigável e uma maior proximidade com os alunos do curso.
02
Identidade visual
Filtrando os dados
Analisando todas as informações que coletamos com o briefing, decidimos três elementos para a identidade visual:
Chaves { }: sinal utilizado na linguagem da programação
Bicho preguiça: animal que vive na Amazônia e que os alunos tem uma identificação
Código binário: a linguagem que os computadores usam para interpretar dados



Para o uso do código binário, pensamos em uma forma de utilizá-lo como padronagem para a identidade, simplificando e combinando o 0 na horizontal e o 1 na vertical nas frases "PETC" e "Hello, World!"





Não é preguiça...é eficiência!
Escolhemos utilizar a preguiça como mascote do PET Computação não apenas por ser um animal típico da floresta amazônica e representar a regionalidade, mas também por permitir uma conexão mais bem-humorada com os estudantes do curso — como o cansaço constante, o "viver a base de café" e os memes.


Para a criação do logo, desenvolvemos um símbolo que reúne os três elementos escolhidos para a identidade visual. As cores seguem uma paleta em tons de azul, tendo como principal um azul escuro, que busca equilibrar a seriedade dos trabalhos desenvolvidos pelo PET Computação com sua essência mais amigável. Além disso, a escolha da tipografia contribui para transmitir um tom mais tecnológico.






03
O que aprendi?
Conduzir briefing com um grupo
Essa foi a primeira vez que precisei conduzir um briefing com tantas pessoas. Foi um processo de trabalho diferente do que eu estava acostumada, já que surgiam várias ideias ao mesmo tempo — muitas delas divergentes. No meio do processo, tive que entender a visão de cada participante e buscar, junto ao grupo, um consenso que representasse todos.
Filtrar muita informação
Mesmo após filtrarmos muitas ideias durante o briefing inicial, ainda foi necessário lidar com uma grande quantidade de dados e tomar decisões mais direcionadas para a geração de alternativas. Nesse processo, aprendi a identificar as informações mais essenciais com base nas necessidades do projeto — mesmo quando essas necessidades não são expressas de forma direta pelo cliente.